
Olá pessoal, este é mais um “Guitar Brasil Respostas”, esta dúvida foi enviada pelo leitor Marcus Costa, para mandar a sua, envie um email para leitor@guitarbr.com com seu nome e sua pergunta e o assunto “Pergunta”.
A pergunta é:
Cara quando eu quero descobrir o tom de uma musica com power chords como faço para saber se os power chords tem função de acordes maiores ou menores ,como saberei em qual campo harmônico a música esta se na musica só houver power chords ?
Para saber um campo harmônico de uma música podem ser usadas varias coisas, esta técnica se chama Analise Harmônica.
Eu entendo o que está querendo dizer: geralmente olhamos quais acordes são menores e maiores para perceber em qual campo harmônico eles se encaixam, porém se a música só tem Power chords, não é possível fazer isto.
Então... O que fazer?
- Vamos lembrar que mesmo quando os acordes estão como Power (com quinta)
As suas funções ainda são as mesmas em um campo harmônico, então, você pode tentar tocar a musica com os acordes sem serem Power e ver qual encaixa melhor ( vá testando cada um maior ou menor) mas esta técnica não é muito eficiente.
- Na maioria das vezes a tonalidade da música é a do primeiro acorde ( por exemplo se a musica começa em lá maior, tem grandes chances de sua tonalidade ser lá maior). Porém isto não é uma regra, então não podemos confiar só nisto.
- Você também pode tentar perceber a tonalidade por meio de os acordes serem sustenidos ou não, vamos entender melhor:
Ao tentar descobrir uma tonalidade observando os acordes maiores e menores, como você estava falando, nós observamos, por exemplo, uma música que é :
Dó maior, Mi menor, Ré menor e Sol maior.
A partir disto pensamos, “no campo harmônico de dó ele é maior pois é o primeiro grau, ré e mi são os 2º e 3º graus portanto são menores, já o sol é o quinto Grau então é maior. Pronto, todos os acordes se encaixam na tonalidade de dó então deve ser esta.
Mas mesmo sendo Power chords nós podemos fazer o mesmo observando os acordes sustenidos, por exemplo, se uma musica é:
G, E, F#,G ( todos em Power)
Bom, primeiro vemos que ela começa em sol, já levantamos a suspeita de ser em sol, agora observamos aquele fá sustenido, na tonalidade de sol o fá é sustenido, e esta é a única maneira de diferenciá-lo do campo harmônico de dó se ambos são tocados em Power chords, por exemplo.
Mas resumindo, para fazer uma análise Harmônica, temos que ver vários fatores para chegarmos à um resultado, porém existem infinitas possibilidades e pode ser bem mais complicado do que isto ( algumas músicas tem mais de um campo harmônico, por exemplo) para as músicas mais simples podemos fazer como eu disse mais acima, mas a analise harmônica é uma parte bem complicada da música, então é melhor ter calma.
Espero ter ajudado, até mais.
Pedro Manzano

Isto foi bem difícil de explicar, quem não entendeu algo, por favor, poste nos comentários!

0 comentários:
Postar um comentário