Atenção: este post expressa somente as minhas opiniões, e são apenas palpites.
Ola leitores! neste post vou falar sobre um assunto que têm muito a ver com a metáfora:
" Me de um peixe e eu como por um dia, me ensine a pescar e comerei para sempre."
Mas o que isso tem a ver com música? Bom, existem muitas pessoas (principalmente guitarristas e violonistas) que estudam da seguinte forma: vão aprendendo acorde por acorde, escala por escala, música por música: este é o "modo peixe " de estudar.
Porém este modo, embora pareça, não é o muito prático, pois você sempre precisará de "outro peixe" todo dia. É muito melhor aprender a "pescar", ou seja, aprender o por quê das coisas. Um exemplo:
Se você não sabe como funcionam as tétrades ( acordes com sétima, nona, sexta etc...) você precisara aprender um por um. Em cada musica que encontrar um acorde com sétima por exemplo, e que você não conheça precisará pedir ajuda a um professor ou olhar em um livro. Mas basta saber que um acorde com sétima é o acorde com seu sétimo grau adicionado, e saber localizar isto no instrumento, você saberá todos os acordes com sétima.
aguarde tutorial teoria sobre tétrades para mais informações
Mas a maioria dos guitarristas e violonistas não fazem isso, e muitas vezes é devido à pressa: Ao invés de estudar seriamente, querem sair tocando de cara. é claro que você pode fazer isso mas deve ter o estudo sério como prioridade, e tirar músicas mais difíceis também.
"Aprender a pescar" é um caminho mais lento e exige mais paciência, e também existe um fenômeno que é achar que você nunca "aprendeu a pescar" o suficiente, pois sempre pode descobrir mais, mas isto por um lado é bom. Por fim, recomendo isto para quem quer levar a musica mais a sério, procure um professor que não te passe só musicas e explique o por que das coisas, é um caminho mais longo e difícil mas na minha opinião compensa.
observe abaixo um gráfico que eu fiz :
Clique para ampliar a imagem
0 comentários:
Postar um comentário