Olá leitores do Guitar Brasil, neste artigo vou falar sobre um assunto o qual muitos de vocês provavelmente vão achar que é viajem, mas não é:
O que difere a música de simples barulhos em sequência? Por que nós escutamos mais do que apenas ruídos ao escutar música? É porque as músicas transmitem sentimentos, que variam de acordo com a combinação de notas, são estes sentimentos combinados que nos fazem sentir algo mais do que barulho nelas.
São sentimentos muito difíceis de explicar, muito pouco deles são óbvios, e isso torna a música mais profunda, pois às vezes é a única forma de expressar coisas que jamais conseguiríamos usando somente palavras.
Porém uma nota isolada não significa nada, não existe um sentimento transmitido por cada nota, eles vêm à tona no momento em que você combina as notas.
Seguindo este raciocínio, percebemos que na verdade, o que importa são os intervalos entre as notas tocadas ( não o tempo entre elas, e sim, os intervalos em uma escala, por exemplo, um tom, ou dois tons e meio). E é a partir disso que criamos os acordes e solos.
Por exemplo, em muitas músicas de gênero Heavy Metal, se usa a seguinte sequência de notas: a nota, sua quinta e depois sua quinta aumentada.
Os acordes
Os acordes também são combinações de notas, nas tríades ( os acordes mais comuns, como Sol, La menor e dó) por exemplo, são três notas de uma escala. Nelas podemos ver um ótimo exemplo dos sentimentos:
Tente se lembrar ou então toque no seu instrumento, as tríades maiores ( E,C,G) repare que elas tem a característica alegre, tente tocar uma música só com acordes maiores e encaixar uma letra depressiva, não irá combinar, o melhor seria uma letra para uma ciranda de crianças.
Por outro lado, toque uma sequência só de acordes menores e encaixe a letra para crianças, seria o fim da ciranda, e tente encaixar a letra triste, ficaria ótimo.
Agora vejamos, neste fenômeno ( acordes maiores felizes e acordes menores tristes) a única diferença entre os tipos de acordes é de meio tom. Como assim? Vamos ver as formações das tríades :
Formação de uma tríade maior: ( como por exemplo Dó maior)
1º grau – 3º grau – 5º grau ( clique aqui para mais informações sobre estes graus)
Formação de uma Tríade menor: ( como por exemplo um Dó menor)
1º grau – 3º grau menor ( meio tom abaixo) – 5º grau
esta imagem é um exemplo desta alteração em tríades de dó:
Apenas esta pequena mudança nos intervalos entre as notas que formam os acordes já muda totalmente o sentimento que eles transmitem.
Outro exemplo de acorde são os acordes com sétima, acrescentando o sétimo grau, o acorde fica com a característica exótica e sensual, por isso eles foram até proibidos na idade média.
Combinando acordes
Assim como combinando as notas conseguimos sentimentos diferentes, podemos combinar acordes.
Eu fiz alguns testes ( o que vou falar aqui é a minha opinião e não uma regra) e reparei em algumas coisas:
Tocando dois acordes “tristes” ( tríades menores ) e dois “felizes” (tríades maiores) em sequência, o sentimento transmitido é de esperança, de que podemos fazer algo; Já tocando dois felizes e dois tristes em sequência a sensação é de depressão; tocando 3 acordes felizes seguidos por um triste no entanto, temos a sensação de tranqüilidade.
Faça você mesmo seus testes e lembre se que se ao fazer uma música você combinar as sensações transmitidas pelo instrumento com as que deseja com a letra, ela vai fazer muito mais efeito no ouvinte.
São todos estes sentimentos misteriosos que tornam a música algo tão importante e tão atrativo, que parece nos dizer algo mesmo sendo impossível descrever o que.
Ficou com alguma dúvida? Envie um email com o assunto PERGUNTA para leitor@guitarbr.com, sua pergunta será respondida por email e pelo blog.
Lembre se: O Guitar Brasil não substitui as aulas, serve apenas como um apoio, recomendamos procurar um professor.
Até Mais! Pedro Manzano
Lembre se: O Guitar Brasil não substitui as aulas, serve apenas como um apoio, recomendamos procurar um professor.
Até Mais! Pedro Manzano
5 comentários:
Muito bom esse texto, adorei!
Que viagem rsrs
Show cara! era isso mesmo que eu tava procurando! eu ja sabia que os acordes menores davam um tom triste na musica, mas nao sabia que os maiores eram felizes, os com sétima podem ser sensuais e ainda as combinações podem variar! Gratidão mesmo pelo texto! estou pesquisando porque quero compor uma música que se destaque! valeu abraço!
No Campo Harmônico de A temos o Centro Tonal
I IV e V com o as acordes maiores A D e E
cada acorde gera sentimentos confira
I = A Estável, Feliz, Pacificador, Alegre, Pop
IV = D Distanciamento, Mistério, Urbano, Força, Inesperado
V = E Tensão, Baião, Regional, Blues, Country
aprenda mais aqui https://joom.ag/nVSa
Kkkk ótimo conteúdo, sou mais um nessa viagem...
Postar um comentário