Sobre o Blog



No Guitar Brasil você acha tutoriais, noticias sobre as bandas e instrumentos e outras coisas. Mande um e-mail pra gente! Você pode mandar um artigo, ou foto de seu instrumento e videos!!!

| contato@guitarbr.com |

Tutorial Quadrinhas

Olá Leitores do Guitar Brasil! Hoje vou ensinar uma maneira muito prática e fácil de compor músicas, as quadrinhas. Se você sempre teve vontade de compor, mas não sabe como começar, aqui vai uma ótima maneira


Quadrinhas são baseadas em campos harmônicos, então recomendo quem não sabe muito disso, ler o Tutorial Teoria 1, aqui no blog, por que poderá ficar um pouco perdido.
Bom, antes de tudo precisamos saber um campo harmônico de tríades maiores (calma! Esse é o normal)
Como vimos no tutorial teoria 1, uma escala jônica maior é como por exemplo:

Dó-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Sí

Lembre-se, eles seguem a ordem: 1º gral, 2º,3º etc...

Para fazer isso virar um campo harmônico de tríades maiores ( de acordes normais maiores) temos a seguinte regra:
1º Grau = acorde maior
2º Grau = acorde menor
3º Grau = acorde menor
4º Grau = acorde maior
5º Grau = acorde maior
6º Grau = acorde menor
7º Grau = acorde diminuto
Acordes diminutos são bem complicados então não vou usá-los aqui.

No exemplo de dó, o campo harmônico de tríades maior fica assim:
C, Dm, Em, F, G, Am, Bº.

Começando as quadrinhas
Quadrinhas tem este nome porque são quatro linhas, com quatro acordes em cada uma , elas são como uma fórmula para compor.
Veja aqui um exemplo de estrutura de uma quadrinha:

Para as quadrinhas funcionarem existem algumas regras como: sempre deve se começar a musica na tônica, e terminar ou na tônica ou nas dominantes (calma! Já vou explicar melhor) ; a terceira linha deve ser uma copia da primeira, ou seja, o que você fizer na primeira terá de fazer igual na terceira linha.

Vamos entender o que são: Tõnica, Dominantes e sub-dominantes:
No CAMPO HARMONICO as funções são:

1º Grau, 3º Grau menor e Sexto Grau menor : Tônica. As tônicas são os acordes mais “presentes” na musica
5º Grau e 7º grau = Dominantes. As dominantes sempre “pedem” uma tônica ou seja, se você terminar uma música em uma dominante vai ficar com uma sensação de que não acabou, pois nos adaptamos mais com uma tônica depois delas.
2º Grau menor e 4º Grau = sub-dominantes. As sub-dominantes pedem uma dominante, Ou seja, fica bem bom se você fizer uma seqüência: Tônica > Sub-dominante > Dominante > Tônica.

Lembre se! : isto não é uma lei, não é errado fazer outra coisa, porém isto é como uma formula, se você usar isso pode ter certeza que vai dar certo.


Aplicando isto nas quadrinhas fica assim:
Se a quadrinha tem 4 linhas com 4 acordes em cada, a fórumula é o seguinte:

Comece preferencialmente com a tônica principal, ou seja, o acorde principal do campo harmônico, e em todas as linhas faça: Tônicat; sub-dominante ou dominante;
sub-dominante ou dominante ;Tônica.
Lembre se de repetir a 1ª linha na terceira.

Vejam um exemplo:



Agora faça o teste, eu nem toquei a Música, fiz ela só no papel pegue você mesmo seu instrumento e toque em qualquer batida, ela vai dar certo.


Depois que fizer uma quadrinha você pode fazer uma musica facilmente em cima dela. Ou seja, é legal usar as quadrinhas para começar uma ideia e ir incrementando para fazer uma música.

Lembre se: O guitar Brasil não substitui as aulas. Recomendamos fazer aula com um professor, estes tutoriais são apenas um extra.
Até mais, espero ter ajudado
Pedro Manzano

0 comentários:

Postar um comentário