Olá pessoal, eu andei pensando em que postar hoje, ai eu lembrei que nunca tinha postado isso e acho que muita gente não postou também. Então reuni 3 marcas de guitarras e peguei um modelo de 1980 e outro dos anos atuais:
Gibson:
Fender:
Ibanez:
Só a edição da Ibanez ficou meia boca. Foi dificil procurar, pela causa das marcas existentes em 1980 e também procurar o ano certo.
Se todos gostarem do post. Teremos uma segunda parte com outras marcas.
Comentem ai \o/

























4 comentários:
Que bacana o seu blog! Eu tbm tenho um site dedicado a guitarras, especialmente instrumentos vintage (relíquias fabricadas entre 1954-1979).
A evolução desses modelos, especialmente stratos e les Pauls, é um tema interessante.
Alguns aspectos como cores, tipo do verniz de acabamento (nitrocelulose até 1968 e P.U. desde então), escala de jacarandá (introduzida em 1959 nas stratos, antes era só escala clara), etc. Estes são mais detalhes.
Talvez na strato a maior evolução em termos técnicos foi a inclusão do seletor de cinco posições, substituindo o de 3. Esteticamente, a evolução mais comentada foi a mudança do tamanho do headstock (após a fender ser comprada pela CBS), do pequeno para aqueles headstocks grandalhões, tornados clássicos na mão de Hendrix.
Mesma coisa a Les Paul. Começou como goldtop (tampo todo dourado) e captadores p-90. Em 57 foi a primeira vez que incorporou os humbuckers e a ponte tune-o-matic usada até hoje, e em 58 foi introduzida a primeira Gibson Les Paul "burst", com a cor cherryburst, como a foto aí de cima da esquerda. As "bursts" foram produzidads de 1958 a 1960 quando a Gibson parou de fabricar as Les Pauls para fabricar a SG (a clássica dos "chifres", tony iommi angus young). Só voltou a ser fabricada em 68 e está por aí até hj.
O mais interessante é que uma Gibson Les Paul 1958-1960 original pode custar hoje em dia entre 400.000 e um milhão de doletas por um único exemplar. É a guitarra mais colecionável do mundo. Foram fabricadas 1.600 Gibson Les Pauls neste período. No mundo, atualmente, não há mais que 700 delas, o resto não se sabe onde está (talvez perdido em algum porão). Alguns desses 700 donos: Jimmy Page, Billy Gibbons (ZZ Top), Slash, Gary Moore,Peter Frampton, Joe Perry (Aerosmith)...
abraço, e dê uma olhada no meu blog! valeu:
mundoguitarra.wordpress.com
o/
só a fender q naum concordo, pq a de 2009 é da série signature
Cara...
Excelente post...
mas eu não colocaria como evolução
E sim como alterações...
Afinal ainda há músicos que retornem à alguns materiais do passado...
a les paul standard sunburst não deixou de ser fabricada depois da chegada das novas standard, muito pelo contrário, a custom shop da les paul fatura uma nota recriando modleos antigos...
olha lá no site da guitar center alguns modelos vintage q saem mto, Jeff Beck inclusive...
Postar um comentário