
Obs: para o melhor entendimento deste tutorial recomendo ler antes o tutorial 1: escalas maiores. Pois este tutorial é feito com base no primeiro.
O que são Pentatônicas:
Muitas pessoas conhecem as pentatônicas, são escalas de apenas cinco notas, ótimas para a improvisação, e as mais famosas das escalas.
Mas o que são realmente pentatônicas? Lembra do tutorial um, aonde vimos que as escalas maiores jônicas têm sete notas? a pentatônica é uma escala destas, mas o quarto e o sétimo grau são retirados. Isso por que em uma escala jônica ( a do tutorial 1) não são todas as notas que vão soar sempre, o sétimo e o quarto grau você têm de usar com cuidado pois não pode parar neles, são apenas para passagem. Para poder ter este cuidado você tem que conhecer as notas da escala e do braço.
E então foi criada uma escala que tira estes dois graus, uma escala mais simples em que você pode tocar todas as notas sem esta preocupação.
Vejamos:
Escala jônica maior:
1º-2º-3º-4º-5º-6º-7º
Escala pentatonica:
1º-2º-3º-5º-6º
Um exemplo em dó:
Escala de dó maior:
dó-ré-mi-fá-sol-lá-sí
pentatônica de dó:
dó-ré-mí-sol-lá
Toda pentatônica de um acorde maior também serve para um acorde menor correspondente: o sexto grau do maior.
Como:
Dó maior, correspondente: o sexto grau de dó maior, La, menor!
então fica Dó- LA menor
Isso vale para todas as pentatônicas.
Você deve usar a pentatônica enquanto a base estiver no acorde dela, por exemplo,
Se a base é E (mi maior) Am (La menor) e C(do maior) você vai usar a pentatônica de mi maior enquanto estiver tocando o acorde de mi maior, quando mudar para la menor, use a de dó maior, pois como acabamos de ver, La menor é o correspondente de dó maior, e quando estiver em dó maior continue na de dó maior.
Mas o que é melhor? pentatonica ou modos gregos( escalas maiores, jônicas etc..):?
Para mim o melhor é saber os dois, e usar o sétimo e quarto grau as vezes, pois as pentatônicas tem o seu lado bom, que é ser simples, e o seu lado "pior" que é ser simples!
xD, por que se quiser fazer uma coisa mais complexa é melhor usar os modos gregos.
Porém é muito bom usar pentatônicas em todos os estilos,para compor e improvisar. são apenas cinco desenhos que apenas mudam de lugar com as tonalidades, então é tudo muito pratico.
Se você não tem professor para te passar alguma, pode achar vários desenhos na internet.
até mais!

























0 comentários:
Postar um comentário